BLOG

Últimas notícias

INCAPE: transformando o mundo de maneira sustentável

 A coleta de lodo produzido na empresa é utilizada no processo de fabricação de tijolos da Bloco Cerâmica

 

A sustentabilidade empresarial, além de oferecer vantagens econômicas, permite que ações sustentáveis contribuam para a preservação ambiental e o cuidado com as gerações futuras.

Investir em sustentabilidade vai além do cuidado e da preocupação com os ecossistemas, é uma visão avançada de negócio.

 

COMO FUNCIONA A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL?

 

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais conscientes acerca de seus hábitos de consumo e acabam valorizando as empresas que trabalham de forma íntegra, sustentável e que investem em produtos ecologicamente corretos.

A sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações adotadas pelas empresas com o objetivo de atuar de maneira consciente, associando o respeito ao meio ambiente e à sociedade em que estão inseridas.

Quando uma empresa investe em ações sustentáveis, ela está atenta às futuras gerações, expandindo para fora dos limites administrativos a preocupação ambiental.

Dessa maneira, ela consegue melhorar a imagem de sua marca diante dos consumidores, economiza com o custo de produção por meio do reaproveitamento de recursos, preserva o meio ambiente e traz soluções eficientes de forma sustentável.

 

INCAPE INVESTE EM PROJETOS PARA TRANSFORMAR O MUNDO

 

A INCAPE vem atuando constantemente em projetos ecologicamente corretos com o propósito de levar qualidade de maneira sustentável a todos relacionado direta ou indiretamente à empresa.

A companhia vem se preocupando cada vez mais com o equilíbrio entre meio ambiente e sociedade, abordando assuntos e ações importantes que poderão ajudar a mudar o modo como às pessoas veem o planeta. Com a intenção de levar à comunidade grandes oportunidades para que todos tenham uma chance de se desenvolver, ela segue buscando um futuro digno para todos.

Dentre os grandes projetos desenvolvidos pela INCAPE e seus parceiros, pode-se destacar o realizado junto da Indústria Bloco Cerâmica SA, que em 2019 passou a incorporar em sua matéria prima, o resíduo (coleta de lodo) que é produzido na empresa, para ser utilizada no processo de fabricação de tijolos.

“Sabemos que o descarte de resíduos é considerado um processo ambientalmente correto perante os órgãos ambientais, pensando nisso e no grande desejo de acabar com a destinação de lodo aos aterros industriais, em outubro de 2019 o departamento ambiental da INCAPE trouxe mudanças através de iniciativas a favor do desenvolvimento de tecnologias limpas”, comenta Ademar Bartzik, nosso Supervisor de Processos que participa do projeto desde sua implantação.

A INCAPE acredita que pensar sustentável é pensar com amor, e contribuir para isso significa gerar qualidade de vida, rentabilidade e um futuro mais saudável para todos. 

 

ENTENDA COMO FUNCIONA O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TIJOLO

 

Tudo começa com o lodo que é coletado na INCAPE. Esse lodo ocorre por meio da geração de um resíduo em forma líquida com alto teor de sólidos em suspensão por processo físico/químico. O efluente líquido é submetido a um processo chamado de tratamento primário, que tem por objetivo a remoção de sólidos em suspensão.

O lodo proveniente do processo de tratamento de efluentes da INCAPE é considerado como “rejeito”, sendo o seu tratamento e disposição dados pelo processo de “coprocessamento”, onde o material é destinado à indústria de tijolos para inserção na receita do produto.

Com o processo de transformação de resíduo de lodo para rejeito, a INCAPE pratica ZERO aterro para este material, transformando o lodo em uma matéria-prima para fabricação de produtos ambientalmente corretos para um destino nobre.

Uma vez que esse material vai para a Indústria Bloco Cerâmica SA, a incorporação do resíduo é feita durante o processo de extração do minério da matéria prima.

“Após o processo de mistura do resíduo da jazida, a matéria é transportada para fábrica onde entra no processo de moagem utilizando um moinho de martelo e assim finalizando a completa mistura do resíduo na matéria-prima. Após a conclusão desta etapa, a matéria-prima entra no processo produtivo, passando pelos ciclos normais de fabricação dos produtos cerâmicos”, explica Edilson Nunes, diretor da empresa Bloco Cerâmica.

Desse modo, é possível obter inúmeras vantagens com a agregação do resíduo, como:

Redução no tempo de secagem da peça antes do processo de queima;

Diminuição do peso do produto;

Diminuição de refugos e defeitos;

Diminuição do consumo de energia elétrica durante o processo de extrusão;

Diminuição do combustível de queima;

Aumento da resistência mecânica do produto final;

Diminuição no custo de transportes.

Atualmente a indústria utiliza 5% do resíduo na incorporação da matéria-prima, porém poderia utilizar até 15% dependendo do processo de geração do lodo.

“Para a INCAPE foi um novo passo em direção a um futuro mais sustentável, pois deixamos de destinar ao aterro uma grande quantidade de lodo por mês reduzindo a probabilidade de impacto ambiental e redução de custos com destinação”, acrescenta Ademar.

A INCAPE busca ser sustentável desde o produto produzido que é reciclado até os resíduos gerados dentro da fábrica. Sendo este o foco não só da companhia como do mundo, ser sustentável de todas as formas.

Quer saber mais sobre os projetos da INCAPE? Acesse o INCAPE Mais e nos siga nas redes sociais! Estamos no Instagram, LinkedIn e Facebook.

 

Nós guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade REJEITAR ACEITAR