BLOG

Últimas notícias

Logística Reversa das embalagens retornáveis de químicos

Práticas ambientais são fundamentais para preservar a saúde da população e do meio ambiente

 

Hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, optamos por contar um pouco sobre um dos processos sustentáveis que acontecem aqui na INCAPE: a logística reversa das embalagens de produtos químicos.

 

Com a valorização das questões ambientais na sociedade, a logística reversa tornou-se extremamente importante para diversos setores. Ela consiste em planejar, implementar e controlar fluxos reversos de matéria-prima, para sua recuperação ou disposição apropriada.

 

Quando relacionamos esse conceito à logística reversa de embalagens de produtos químicos, evitamos o descarte indiscriminado de materiais contaminados, além de reutilizá-los.

 

O processo de logística reversa na INCAPE

 

Nossa empresa produz papel a partir de fibras de papel celulósica reciclável, o que requer uma atenção especial no tratamento de massa na parte úmida da máquina de papel e, ao tratarmos de reciclagem, há muitas variáveis que precisam ser controladas no decorrer do processo produtivo. Para que esse controle seja possível, é necessário o uso de produtos químicos.

 

Os produtos utilizados no processo são monitorados e as embalagens são todas retornáveis para atendimento da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), dando a ele a possibilidade de reuso.

 

Quando este material é utilizado em nossa empresa, as embalagens vazias são armazenadas em local seguro para que, posteriormente, sejam enviadas ao mesmo fornecedor do produto químico. Isso dá forma à logística reversa e garante que as embalagens não tenham destinos divergentes ao prometido.

 

Implantar a política de aquisição desta matéria-prima para os nossos processos com as embalagens retornáveis, foi importante para que a INCAPE garantisse a logística reversa das embalagens, reduzindo a quantidade de resíduos enviados aos aterros como também a disposição inadequada do tratamento de embalagens de químicos.

 

Esperamos que os conteúdos que publicamos em nossas redes sociais nessa Semana do Meio Ambiente tragam novas ideias e reforcem a importância de preservar o nosso planeta. Esperamos que o meio ambiente seja cada vez mais respeitado e levado a sério, como realmente merece!